Como se  preparar o Enem?

Como se preparar o Enem?

Passada a etapa de inscrição, é momento de focar na parte mais importante do Enem: as provas. Confira algumas dicas para organizar seus estudos e manter a matéria em dia.

1.Informe-se o máximo possível
Busque todas as informações que puder sobre a prova, leia o edital e converse com pessoas que participaram de edições anteriores do Enem. Além disso, fique antenado nas principais notícias do Brasil e do Mundo.

2.Organize seu tempo e o conteúdo a ser estudado
Apesar do Enem ser um exame geral que abrange todo o conteúdo do Ensino Médio, existem algumas matérias que são mais recorrentes que outras. Observando tudo o que foi abordado nos últimos anos, fizemos um guia com os principais temas abordados dentro de cada área de conhecimento: Quais são as matérias que mais caem no ENEM?
Com este guia é possível direcionar o seu estudo, priorizando as suas áreas de maior dificuldade de acordo com o tempo disponível para estudo.

3.Tenha um plano de estudos para o Enem
Nós também preparamos esse guia sobre como montar um plano de estudos para te ajudar a organizar o dia, com tempo destinado a todas suas atividades e ainda um momento para estudar.
Você pode baixar o plano de estudos e alterar como desejar, adicionando suas atividades cotidianas, quais matérias você estudará por dia e personalizar seu horário como quiser.

4.Não se limite apenas ao conteúdo
Saber todo o conteúdo das provas é importante para obter um bom resultado no Enem. Entretanto, produzir uma boa redação também é essencial e, para isso, é necessário ir além do conteúdo dos livros e jornais e estimular seu pensamento crítico.
Um ótimo exercício a ser praticado é produzir textos nos moldes do Enem. Quanto mais exercitar, mais fácil será articular suas ideias e opiniões para convencer o leitor.

5.Coloque em prática o que aprendeu
Seja no conteúdo objetivo da prova ou na redação, treine o máximo que puder. Só é possível descobrir se aprendeu a matéria colocando em prática e testando seus conhecimentos. Por isso, não deixe de separar um tempo no seu cronograma de estudos para resolver exercícios e produzir ao menos uma redação por semana.
É possível praticar gratuitamente, acessando o site do Inep e fazendo o download das provas anteriores já com gabarito oficial. E para ficar cada vez mais afiado na redação, dê uma olhada no nosso Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000.

6.Estude de forma descontraída e interativa
Na hora de estudar, nem tudo tem que ser puro suor e exaustão. Os modos tradicionais de estudo tem se tornado obsoletos, e vêm sendo substituídos por formas de aprendizado mais dinâmicas e que resultam em uma maior produtividade.
O melhor método de estudo é aquele que une o tradicional com o novo, e utiliza tanto o conteúdo escrito e a resolução de exercícios, quanto videoaulas, simulados e jogos educativos.

Fonte: https://querobolsa.com.br/enem